O Festival Brasil é Terra Indígena é uma plataforma para potencializar a cultura indígena. Esta plataforma promove a inclusão social, econômica e cultural dos povos indígenas. É por este caminho que buscamos multiplicar a arte e o conhecimento das aldeias para a cidade, promovendo uma transformação econômica, social e cultural. O projeto tem como pilar o reconhecimento da cultura indígena, o fortalecimento da comunicação indígena e o destaque da sociobiodiversidade indígena.

Brasília tem sido um centro para importantes ações do movimento indígena, onde povos de todos os biomas do país se reúnem para celebrar, reivindicar e lutar por seus territórios e pela preservação da sociobiodiversidade. Nosso país possui cerca de 305 povos indígenas e 274 línguas preservadas e emana uma incrível força cultural por meio de 1.652.876 atuantes na população brasileira.

Com o festival Brasil é Terra Indígena vamos promover intercâmbio cultural e quebrar estereótipos, ampliar a visibilidade e representatividade dos povos indígenas, construir e solidificar parcerias sustentáveis, preservar o conhecimento, além de gerar transformação social e legado de inclusão.

Criado como um ato político e cultural, unimos o contemporâneo e o tradicional como forma de elevar e dinamizar a produção cultural indígena e a auto-sustentação dos povos originários brasileiros. É neste rico cenário que são apresentadas riquezas no campo da música, artes plásticas, dança, economia criativa, bioeconomia, moda e gastronomia.

Acreditamos na música como ferramenta de construção social e identidade. Ela é uma ferramenta de construção social e identidade dos povos indígenas. Destacamos a subsistência de povos indígenas que utilizam a música como uma forma de cura e conexão com suas raízes, enriquecendo ainda mais o repertório cultural do Brasil. Valorizamos as formas de expressão, como a arte indígena contemporânea e a moda sustentável, com a utilização de materiais tradicionais e práticas de produção que respeitem a cultura e o meio ambiente.

Dessa forma vamos construir um legado duradouro de inclusão e respeito de olhos atentos para a transformação da sociedade em relação à visão e valorização da cultura indígena. Queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente da importância dos povos indígenas na história e no futuro do Brasil.

Chega mais!
Festival Brasil É Terra Indígena
Atrações musicais: 13 dezembro, a partir das 19h e 14 de dezembro, a partir das 18h
Feira de Arte dos Povos Indígenas: 13 e 14 de dezembro, das 9 às 20h
Espaço Tecnologia e Ancestralidade: talk shows deias 13 e 14 dezembro, a partir das 10h
No Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Entrada Gratuita
Classificação etária: livre
Instagram: instagram.com/festivalindigena

plugins premium WordPress